Como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?

Como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?

Se você mora ou trabalha em um lugar muito espaçoso ou se o seu roteador não oferece um bom alcance, é bem provável que o sinal de rede sem fio não chegue a todos os ambientes. Quando há problemas de levar o sinal da internet para toda a casa ou escritório, a solução ideal é utilizar um repetidor de Wi-Fi.

Prático e compacto, este dispositivo ajuda quem precisa de uma conexão com mais alcance, ampliando sua área de cobertura para locais onde o sinal é fraco. Esse dispositivo é portátil e, uma vez configurado, pode ser facilmente instalado e utilizado ao ligá-lo à tomada, e em qualquer ambiente.

Orientações para uma boa utilização do aparelho

Mesmo utilizando um bom roteador e um repetidor de Wi-Fi, é preciso ter cuidado com fatores que influenciam na qualidade da propagação do sinal. O primeiro é instalar o aparelho num local onde o sinal do roteador chegue corretamente para que seu alcance possa ser ampliado – vale lembrar que ele só repete o sinal já existente.

Também deve-se ter atenção com a presença de barreiras físicas, como por exemplo, paredes, portas e armários e com a interferência causada por outros aparelhos que operam na mesma frequência do repetidor de Wi-Fi, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas. Instalá-lo em tomadas mais altas ajuda a ter uma cobertura ainda maior do sinal.

No artigo Repetidor Wi-Fi: dicas de como usar você encontra mais informações para melhorar a performance do dispositivo.

Dúvidas sobre o repetidor de sinal Wi-Fi

Os repetidores funcionam com qualquer tipo de roteador?

Sim, os dispositivos podem ser de marcas diferentes, pois ambos trabalham com transmissão e recebimento de sinais. No entanto, apenas em casos em que é preciso ter acesso a configurações específicas do fabricante para conseguir um desempenho mais eficiente é recomendável comprar os aparelhos da mesma marca.

Devo comprar um novo roteador ou um repetidor de sinal?

Se você quer melhorar seu tráfego na rede, a melhor decisão é adquirir um roteador com uma tecnologia melhor, como a AC. Já se a intenção é ampliar o sinal para áreas afastadas do roteador, por exemplo em um cômodo mais escondido da casa como um quarto ou até área externa, recorra ao repetidor. Apesar de muitos roteadores terem muitas antenas, isso não significa que sua emissão será maior. Portanto, para melhorar a propagação, invista no repetidor Wi-Fi.

Benefícios

Como vimos, há algumas boas vantagens ao usar um repetidor. Entre elas, podemos destacar:

  • Ampliar o sinal do roteador e levá-lo para mais locais da casa ou escritório onde o sinal é fraco;
  • Contar com a função de roteador principal para pequenos ambientes;
  • Ter velocidade suficiente (em torno de 300 Mbps) para navegar e assistir a vídeos sem interrupções;
  • Poder transportar e instalar onde desejar, já que o aparelho é leve e compacto;
  • Ter um receptor wireless para a smart TV.

A Bradel é distribuidor autorizado dos equipamentos Intelbras. Entre em contato agora mesmo com a nossa central de vendas e aproveite as promoções!

Ligue agora mesmo: (62) 2764-2764

Fonte: Intelbras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>