Entenda a tecnologia IP para monitoramento eletrônico

Entenda a tecnologia IP para monitoramento eletrônico

Com crescimento aproximado de 20% ao ano, segundo dados da SIA (Associação das Indústrias de Segurança), o mercado de segurança eletrônica movimenta bilhões de dólares em negócios no mundo todo. A utilização de equipamentos de alta tecnologia para monitoramento, conhecidos como CFTV IP, cresce em média 35% ao ano, com previsão de liderar o setor de sistemas de segurança em um futuro breve. Entenda como funciona esta tecnologia aplicada ao seu monitoramento eletrônico e os benefícios e vantagens que ela oferece aos projetos.

Tecnologia IP para CFTV: O que é?

tecnologia IP é o que há de mais inovador em monitoramento de ambientes. Esta tecnologia, que possui infraestrutura de rede, está presente em diversas formas em nosso dia a dia, como aplicativos para smartphones que realizam chamadas telefônicas, e-mails, e a própria internet. Aliado a isso, ela também permitiu também melhorias e avanços em soluções em segurança. As imagens em alta definição são o grande atrativo desse sistema, mas eles não param por ai. As vantagens se estendem a estruturas mais flexíveis, estabelecendo uma relação de custo benefício com a menor necessidade de manutenção. Conheça, a seguir, os principais benefícios e facilidades que o CFVT IP proporciona.

Infraestrutura mais eficaz e vantajosa

O custo de aquisição de câmeras IP ainda é maior se comparado ao de câmeras analógicas, mas, considerando o cenário geral de um projeto, optar por uma infraestrutura IP pode ser economicamente mais vantajoso. Câmeras IP requerem a estrutura de rede que já é muito utilizada em grandes empresas e organizações públicas e privadas, ou seja, não é necessário investir em outros tipos de equipamentos e acessórios que uma estrutura analógica requer e a instalação se torna consideravelmente mais simples e econômica. Neste caso, a mesma equipe que presta manutenção à estrutura de rede pode cuidar da manutenção das câmeras, reduzindo custos em prestação de serviço. Além de tudo isso, 1 câmera IP pode substituir até 8 câmeras analógicas. Isso significa que, em grandes projetos onde são necessárias muitas câmeras, optar por esta tecnologia é muito mais vantajoso.

Câmeras mais inteligentes

Outro grande benefício fica por conta do gerenciamento de imagens, que é feito diretamente pela câmera IP. Isso permite que o aparelho de NVR seja responsável somente pelo armazenamento dos dados, não ficando sobrecarregado com a análise de vários canais de vídeo. Essas câmeras, assim como alguns modelos analógicos, possuem IR inteligente, uma tecnologia que proporciona imagens nítidas e iluminação no modo Noite. A alta definição e resolução das imagens é o grande diferencial da tecnologia IP: atualmente, a resolução é de 720p (HD), 1080p (Full HD) e 1536p (3 MP), com previsão de lançamento de modelos com 4k (Ultra HD). Além disso, algumas câmeras IP possuem detecção de movimento, uma inteligência que permite gravar imagens, somente se houver movimento, economizando espaço de armazenamento. Mais um recurso interessante é o envio de alertas de ocorrências ao operador ou sistema de vigilância quando o sistema detecta objetos e pessoas, aumentando a eficiência do sistema junto à equipe de segurança. Outra facilidade que o sistema IPpermite é a possibilidade de integração com telefonia VoiP.

Di.Ca – Software de dimensionamento de câmeras IP Intelbras

Oferecido pela Intelbras, o Di.Ca é um software gratuito de dimensionamento de câmeras IP que calcula e sugere os modelos ideais para cada espaço e situação de um projeto. Simples de utilizar, você não precisa entender do assunto para realizar uma simulação. O usuário apenas insere as especificações de cada projeto e ele exibe as câmeras IP que podem ser utilizadas.

Conheça as soluções em câmeras IP oferecidas pela Intelbras:

Matéria retirada do blog da Intelbras, clique aqui para conferir o link original

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>