Roteador dual band: por que você precisa desse recurso?

Roteador dual band: por que você precisa desse recurso?

Você investe em um smartphone moderno, em uma smart TV de última geração e em um tablet que lhe permite até dispensar o uso do computador e do notebook, mas na hora de utilizar esses dispositivos em casa a lentidão da internet destrói a experiência? Acredite: essa situação é mais comum do que você possa imaginar e o problema pode não ser o plano oferecido pela operadora ou pelo provedor de internet. A falha pode ser a falta de um roteador dual band.

Muita gente contrata uma boa conexão, mas acaba usando o modem/roteador padrão oferecido na hora da instalação. Ele parece suficiente, já que muitas vezes “não custa nada a mais” e tem até Wi-Fi. Mas é justamente aí que mora o perigo.

Muitos equipamentos oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de comunicação são de baixo custo e para uso muito limitado. Eles são desenvolvidos para atenderem relativamente bem a maior parte dos perfis de usuários — ou seja, permitir uma navegação mediana para o uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e streaming de conteúdos HD para apenas uma tela. Se exigir um pouco mais dessa configuração básica, podem não suportar a demanda.

Mas por que isso acontece e qual é a relação desse cenário com equipamentos como o roteador dual band AC? É isso que vamos explicar neste texto. Acompanhe.

Roteador dual band: o melhor de dois mundos

Antes de entender como a evolução dos dispositivos de distribuição dos sinais de internet pode melhorar a sua experiência online, é preciso compreender como uma rede sem fio funciona: ela opera por meio de ondas de rádio que utilizam frequências e protocolos específicos para comunicação entre os equipamentos sem fio que você tem em casa. Inicialmente, os dispositivos utilizavam somente a faixa de frequência de 2,4 GigaHertz (GHz), que possui um bom alcance a um custo acessível, porém com algumas limitações de performance.

Acontece que, com o passar do tempo e a evolução tecnológica, diversos itens chegaram ao mercado prometendo eliminar a necessidade de fios para funcionarem. São telefones sem fio, equipamentos que se comunicam por meio de conexões Bluetooth, celulares, telas inteligentes e uma série de outros itens que também começaram a ocupar espaço neste limitado conjunto de frequências. É como se mais carros tentassem circular por uma estrada de pista simples. O congestionamento é inevitável e em diversos momentos o motorista ficará parado por longos períodos.

A solução encontrada pela indústria para evitar esse caos foi o desenvolvimento de produtos que utilizem outros grupos de frequências, todas posicionadas no espectro dos 5 GHz. A disponibilização desses aparelhos foi como a construção de outra estrada, que significa mais canais disponíveis para as informações circularem e, consequentemente, uma experiência online aprimorada. Dessa forma, você pode conectar mais aparelhos na sua rede e navegar com mais agilidade e eficiência.

Mas nem sempre os dispositivos têm compatibilidade com as duas bandas de frequência. Por exemplo: um equipamento mais antigo com suporte apenas a 2,4 GHz não conseguirá se conectar a uma rede 5 GHz. A solução: um roteador dual band que forneça os dois grupos de frequências para o mesmo ambiente.

Redes AC: mais dados por segundo

Por utilizarem um padrão Wi-Fi mais moderno, aproveitando melhor as frequências de comunicação, os roteadores dual band AC permitem o tráfego de mais informações no mesmo período de tempo na comparação com as redes que operam somente em 2,4 GHz. Só aí você já percebe uma diferença significativa em relação à experiência obtida com o padrão mais antigo.

Além desse aspecto, os equipamentos capazes de operarem nas redes de quinta geração (ou Wi-Fi 5) diminuem a disputa de espaço no espectro eletromagnético com outros aparelhos da casa — ou com o roteador do seu vizinho, no caso de prédios ou regiões densamente povoadas. Há mais que o dobro de canais disponíveis (23 contra 11) e a possibilidade de haver dispositivos causando interferência mútua diminui significativamente.

escolha correta de um roteador dual band AC pode transformar completamente a experiência de navegação na sua casa, permitindo explorar todo o potencial da conexão contratada por você e estender isso aos outros usuários, inclusive por meio da criação de redes Wi-Fi exclusivas para visitantes. Os modelos mais modernos desse tipo de dispositivo permitem inclusive o gerenciamento completo da rede por meio de um aplicativo para smartphone, eliminando a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados para realizar configurações simples — e fundamentais para a sua segurança e da sua família.

Conheça mais sobre soluções que ajudam a melhorar a sua experiência digital no nosso site e também no da Intelbras.

Produtos Intelbras você encontra aqui na Bradel – (62) 2764-2764

Fonte: Blog Intelbras

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>